Inspeções
Objetivo
O sistema permite criar roteiros contendo os critérios para análise de matéria prima, produtos e/ou serviços que serão inspecionados.
Funcionalidades
Ao acessar o módulo, o sistema apresenta a tela em forma de fluxograma, onde clicando em cada um dos quadros, o usuário é direcionado para os registros respectivamente.
Produtos/ Serviços
Em produtos/serviços, é possível adicionar, na lista geral de itens do DOO, os produtos/serviços que farão parte do processo de inspeção.
Para cadastrar um novo produto/serviço, basta clicar no botão novo e preencher as informações obrigatórias que o sistema solicita.Aviso
É necessário ter permissão para Doo > Geral > Itens.
Criando o Roteiro de Inspeção
Para criar os roteiros de inspeção, na tela inicial do módulo, basta acessar a opção "Roteiro de inspeção".
Para criar um novo roteiro de inspeção, clicar no botão "Novo".
✔️ Aba Dados Gerais
Na aba dados gerais no campo "Tipo", o usuário terá três opções para definir qual o tipo de roteiro será cadastrado, se de "Matéria prima", "Produto" ou "Serviço".
No campo "Descrição", informar o nome que será dado ao roteiro. No campo "Critério de avaliação", o usuário deve selecionar o critério para o roteiro de inspeção.
Para criar um novo critério para ser utilizado no roteiro de inspeção, no campo "Critério de avaliação", clicar no ícone .
Dica
Outra forma de criar um novo critério, seria através do botão "Buscar no sistema" (ou teclar F2) e pesquisar por "Critérios de avaliação e inspeção".
Na tela de cadastro, é necessário preencher o "Tipo de critério", como "inspeção de produto", estabelecer uma descrição para o critério e selecionar a unidade de medida.
Ao selecionar a opção "Utiliza método de medição", um campo texto será habilitado para referenciar o método/procedimento para medição.Dica
Para criar uma nova unidade, para ser utilizado no critério de inspeção, no campo "Unidade", clicar no ícone .

Aviso
É necessário ter a permissão para Useall > Central > Unidades.
Após selecionados os critérios, é necessário informar no campo "Parâmetro de aprovação", qual parâmetro deve ser utilizado para a análise da aprovação. Já o campo "Observação" serve como orientação ao usuário ao registrar as inspeções.
✔️ Aba Produtos/ Serviços
Na aba "Produtos/serviços" devem ser cadastrados o (os) produtos/serviços que serão vinculados ao roteiro.
Realizando as Inspeções
Para realizar uma nova inspeção de produto/ serviço/ matéria-prima ou consultar uma já cadastrada anteriormente, na tela inicial do módulo, acessar a opção "Inspeções".
Para criar uma nova inspeção, clicar no botão "Novo".
✔️ Aba Dados Gerais
Na aba dados gerais, o sistema permite ao usuário inserir os dados como nota fiscal, produto/ serviço a ser inspecionado e demais informações.
Ao selecionar o produto/ serviço, é necessário selecionar o roteiro, após selecionado o roteiro o sistema carrega abaixo os critérios para a inspeção, bastando apenas preencher o campo "Dados da inspeção", e com base nas informações definir se o critério está aprovado ou reprovado.Na conclusão da inspeção, o usuário poderá optar pela opção "Aprovado", "Aprovado c/ restrição", "Reprovado" e "Em avaliação".
Ao optar pela opção "Aprovado" ou "Aprovado c/ restrição", o registro será concluído. Caso o usuário escolha pela opção "Em inspeção", o registro continuará em inspeção e poderá ser consultado/ alterado posteriormente. Ao concluir uma inspeção com a opção "Reprovado", o sistema abrirá uma tela onde o usuário poderá decidir se registrará uma não conformidade com origem de inspeção. Caso o usuário decida por não registrar a não conformidade neste momento, essa ação será possível através do botão "Mais opções" opção "Registrar não conformidade".Dica
É possível vincular uma não conformidade também, nas inspeções concluídas como "Aprovado com restrição", através do botão "Mais opções" opção "Registrar não conformidade".
Aviso
Para que seja possível cadastrar uma não conformidade, é necessário ter o módulo Não Conformidades contratado.
✔️ Aba Interessados
A aba "Interessados", permite inserir usuários que receberão uma notificação na criação (caso selecionado a opção "Em inspeção") e na conclusão da inspeção.
✔️ Agendar Inspeção
O sistema permite agendar uma inspeção para uma data específica.
Essas inspeções agendadas, irão ficar com o status "Agendado". Para agendar uma inspeção, clicar no ícone
Ao clicar em "Agendar", na aba dados gerais, preencher as informações como nota fiscal, produto/ serviço, fornecedor, responsável, data prevista e observação caso seja necessário.
Clicando no ícone
Na aba interessados, o sistema permite inserir usuários que receberão uma notificação no agendamento da inspeção e na conclusão da inspeção.
Botão "Mais Opções" nas Inspeções
Na tela das inspeções, o sistema permite algumas opções através do botão "Mais opções".
Opção | Descrição |
---|---|
Notas e anexos | Permite anexar ao registro de inspeção uma nota ou um arquivo anexo. |
Cancelar | Permite cancelar o registro de inspeção. |
Imprimir | Permite imprimir o espelho do registro de inspeção. |
Copiar | Permite copiar o registro de inspeção, criando um novo registro com status "Aguardando inspeção", que pode ser alterado. |
Reabrir | Permite reabrir a inspeção que já foi concluída. |
Inspecionar | Permite iniciar a inspeção que está com status "Aguardando inspeção" ou "Agendado". |
Alterar dados | Permite alterar algumas informações como Data recebimento, Data inspeção, Responsável e Observação na tela de cadastro da inspeção. |
Registrar não conformidade | Permite gerar uma não conformidade para o registro de inspeção com status "Reprovado". |
Enviar e-mail | Permite encaminhar um e-mail ao fornecedor informando a abertura de uma não conformidade para a inspeção em questão. Obs: A opção só é válida para registros que geraram não conformidades. |
Histórico | Permite visualizar o histórico do registro da inspeção. |
Relatórios
O sistema disponibiliza alguns relatórios para o módulo avaliação de fornecedores.
Eles ficam localizados na tela inicial do sistema, clicar em "Relatórios" e localizar o módulo de avaliação de fornecedores.