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Central Useall

Objetivo

A Central Useall é o local onde cadastra-se os usuários, grupos, filiais e configura-se as permissões de sistemas e parametrizações de acessos, senhas, mensageria e outros.

O acesso está disponível na página inicial do DOO.

Aviso

É necessário ter permissão para acessar a Central Useall.

Funcionalidades

Cadastrar Usuário

  • Passo 1:
  • Para cadastrar um novo usuário, acesse o box "Usuários" e clique na opção "Novo". Será obrigatório preencher os campos: Nome, E-mail, Usuário (nome do colaborador no sistema) e Senha.

    Observação

    O e-mail faz parte da credencial de acesso e é único do usuário. O sistema valida se já existe o e-mail informado. Caso o colaborador não possua uma conta de e-mail da empresa, é possível informar um "e-mail" fictício. Lembrando que neste caso as notificações por e-mail não serão recebidas pelo usuário.

    O campo "Empregado" relaciona o usuário com um perfil de colaborador do módulo Gestão de pessoas do DOO. Importante para a parte de avaliações do módulo.

    Ao habilitar a opção "Administrador", o colaborador será um usuário ADM do sistema.

    Aviso

    O usuário Administrador, poderá visualizar pendências e executar atividades/processos de outros usuários. As permissões de módulos e operações do ADM seguirão as operações habilitadas no grupo em que o usuário ADM está vinculado.

    Após salvar os dados do usuário será necessário definir as permissões de filiais e grupos.

  • Passo 2:
  • Para definir as permissões de filiais, selecione o usuário, clique no botão "Mais opções" > "Permissões de filiais" e adicione os ambientes de filiais aos quais o usuário terá acesso.

    Adicionar Filiais

  • Passo 3:
  • Em seguida, defina as permissões de grupos do usuário. Para isso, selecione o usuário, clique no botão "Mais opções" > "Permissões de grupos" e adicione os grupos aos quais o usuário estará vinculado.

    Aviso

    O usuário obrigatoriamente deve estar vinculado a uma filial e a um grupo de permissões.

    O usuário poderá não seguir as permissões configuradas no grupos ao qual está vinculado, nessas exceções, pode-se desabilitar a opção "Segue Grupos" através do botão "Mais opções" > "Permissões de Sistemas" e configurar o que ele terá de permissões exclusivas.

    Copiar Permissões

    Através dessa opção é possível copiar as permissões de outro usuário. Basta informar o usuário do qual deseja copiar as permissões, que os grupos e filiais serão replicados ao colaborador. A função está disponível no botão "Mais opções" do usuário.

    Inativar Usuário

    Para inativar um usuário, acesse a Central Useall > Usuários, localize o colaborador desejado, clique em "Editar" selecione a opção "Inativar" e, em seguida, clique em "Salvar".

    Inativar Usuário

    Alterar Senha Usuário

    Para que os usuários possam alterar suas senhas, devem ter permissão a Central Useall.

    Alterar Senha

    Observação

    Para que os usuários consigam apenas alterar sua senha, deve-se adicionar a permissão Central Useall e deixar todas as permissões desabilitadas.

    Alterar Senha

    Para alterar a senha, basta clicar sobre o "Ícone do perfil" > "Meu perfil" > "Alterar senha".

    Alterar Senha

    Criando os Grupos de Usuário e Definindo as Permissões de Sistemas

    Os grupos facilitam e centralizam as configurações de permissões dos módulos DOO para um mesmo nicho de usuários.

    A abordagem por grupos de usuários auxilia também nos módulos de Documentos e Indicadores, para restringir ou liberar os acessos a determinadas pastas/arquivos/gráficos.

  • Passo 1:
  • Para cadastrar um grupo basta informar uma descrição e salvar.

    Cadastrar Grupo

  • Passo 2:
  • Para definir as permissões deve-se selecionar o grupo > "Mais opções" > "Permissões de sistemas" > e adicionar os sistemas que o grupo terá acesso.

    Em cada sistema pode-se remover os módulos que ficarão indisponíveis ao grupo. E para os módulos que ficarão disponíveis, configura-se as permissões de "Processos" e "Relatórios".

    Permissões

    Observação

    Opções de permissões: Criar, Editar, Excluir, Listar, Processar, Reabrir, Cancelar e Executar. Algumas dessas opções são específicas de alguns sistemas, se o sistema em uso não tiver essa opção, a checkbox ficará invisível.

  • Passo 3:
  • Definir os usuários que farão parte do grupo. Para isso basta clicar no botão "Mais opções" > "Permissões de usuários", ou ao criar o usuário pode-se definir também as permissões de grupos. Uma vez inseridos, esses usuários já estarão seguindo as permissões deste grupo.

    Cadastrando uma Nova Filial

    No DOO é possível criar ambientes por filiais. O cadastrado das filiais acontece na "Central Useall" > "Filial" e será obrigatório informar a empresa, nome, razão social, apelido e também preencher os campos da aba Endereços.

    Cadastro Filial

    Observação

    O cadastro de empresas fica disponível na Central > Lista > Geral > Empresas.

    Adicionar Logo da Filial

    Ao selecionar a filial > Mais opções > Alterar foto, é possível incluir a logomarca da filial/empresa.

    Essa logo aparecerá no cabeçalho dos relatórios DOO. Deve-se selecionar a imagem disponível no computador e clicar em "Alterar foto". Apenas arquivos de imagem serão permitidos.

    Logo

    Dica

  • O layout da imagem deve ser quadrado (ou seja, resoluções como 100x100, 70x70, 40x40 ...)
  • Formatos compatíveis: JPG e PNG
  • Vincular Usuário a um Grupo e a Uma Filial

    Vincular Usuário a um Grupo

    Para vincular um usuário ao Grupo, deve-se selecionar o usuário e clicar no botão "Mais opções" > "Permissões de grupos".

    Clicando no botão "Adicionar grupos" será possível escolher quais os grupos o usuário será incluído.

    Grupos

    É possível adicionar vários usuários a um mesmo grupo.

    Para isso, deve-se ir no grupo em que os usuários serão adicionados, botão "Mais opções" > "Permissões de usuários" > "Adicionar usuários".

    Na listagem, o sistema irá mostrar os usuários que ainda não estão nesse grupo. Sendo possível selecionar vários usuários para incluir no grupo.

    Adicionar Vários Usuários a um Grupo

    Vincular Usuário a uma Filial

    Para vincular um usuário a uma filial, deve-se selecionar o usuário e clicar no botão "Mais opções" > "Permissões de filiais".

    Clicando no botão "Adicionar filiais" será possível escolher quais as filiais o usuário será incluído.

    Filial

    É possível adicionar vários usuários a uma mesma filial.

    Para isso, deve-se ir na filial em que os usuários serão adicionados, botão "Mais opções" > "Permissões de usuários" > "Adicionar usuários".

    Na listagem, o sistema irá mostrar os usuários que ainda não estão nessa filial. Sendo possível selecionar vários usuário para incluir na filial.

    Adicionar Vários Usuários a uma Filial

    Parametrização

    A parametrização do Useall fica disponível junto a central de grupos e usuários. Temos como opção: configurar acesso, política de senha, controlar tempo de inatividade e outros.

    Aviso

    O recurso "Autenticação em dois fatores" ainda está sendo implementado pela Useall, por isso, ainda não está funcional.

    Configurar Acesso

    Permite liberar, bloquear ou não controlar o acesso ao sistema em determinados dias da semana, horários e IPs. Esta parametrização é opcional e fica disponível na Central Useall > Parametrização > Geral > Configurar acesso.

    É possível incluir exceções, ou seja, informar os grupos de usuários que podem acessar o DOO independente das regras configuradas.

    Configurar acesso

    Configurar Política de Senha

    Permite definir requisitos para cadastros de senhas (n° mínimo de caracteres podendo ser números, letras minúsculas, maiúsculas e/ou caracteres especiais) e políticas de segurança como: definir rotinas para expirar senha e outros.

    Parametrização disponível na Central Useall > Parametrização > Geral > Configurar política de senhas.

    Política de senha

    Aviso

    Por padrão, o sistema já vem parametrizado para bloquear o usuário após 10 tentativas incorretas das credenciais de acesso.

    Quando o usuário é bloqueado após as 10 tentativas erradas ao digitar e-mail e/ou senha, para desbloquear o usuário, um colaborador com acesso a Central Useall, deverá acessar a lista de usuários do sistema, localizar o usuário em questão, ir no botão "Mais opções" selecionar a opção "Desbloquear".

    Desbloquear usuário

    Controla Tempo de Inatividade

    Na parametrização geral da Central Useall é possível habilitar a função para controlar tempo de inatividade e deslogar automaticamente o usuário do DOO.

    Esta parametrização, auxilia nos casos em que, o usuário está com o DOO aberto mas não está operando o sistema há alguns minutos, liberando assim, uma licença de usuários simultâneos da empresa.

    Logs de Acesso

    Através dessa opção disponível na Central Useall, é possível consultar o histórico de acessos dos usuários, filtrando por período, sucesso – "Sim" (conseguiu acessar) ou "Não" (não conseguiu acessar pois informou e-mail/senha errada) – e outros filtros.

    Mensageria – Contas de E-mail

    Mensageria – Contas de E-mail

    Ao parametrizar no DOO o tipo de aviso dos processos para "E-mail" ou "Todos", será necessário informar o e-mail motor para envio das notificações (este e-mail aparecerá como remetente dos avisos automáticos do sistema).

    Remetente Notificações

    Para cadastrar o e-mail remetente, acessamos a Central Useall > Parametrização > Mensageria > Contas de e-mail

    O sistema utiliza o tipo SendGrid® (serviço disponibilizado pela Useall), onde há o limite de 100 e-mails/dia.

  • Configurando SendGrid®
  • Para cadastrar um e-mail utilizando o SendGrid® (serviço disponibilizado pela Useall), basta dar um duplo clique no registro para editar, pois o sistema traz automaticamente o tipo SendGrid®. Ou clicar no botão "Novo".

    O campo "Descrição" vai ser o nome de exibição que os destinatários de e-mail irão ver.

    Colocar o e-mail que fará o envio no campo "E-mail".

    Desmarcar a opção "Confirma leitura do e-mail".

    Clicar em "Salvar".

    Configurando SendGrid®

    No tipo SendGrid®, será necessário também, realizar a autenticação da conta, cadastrando este mesmo e-mail no "Remetentes autorizados". Essa opção está disponível no botão "Mais opções".

    Após esse processo, o e-mail cadastrado, irá receber um e-mail automático do SendGrid® (no-reply@sendgrid.com), com o assunto "Please verify your single sender". Abra esse e-mail recebido, clique com o botão direito do mouse sobre o botão "Verify single sender" e copie o endereço do link.

    Volte para o sistema DOO, nos "Remetentes autorizados", no botão "Mais opções", clicar em "Verificar link de confirmação" para realizar a confirmação.

    Remetentes Autorizados

    Removendo uma Conta de E-mail

    Para remover uma conta de e-mail cadastrada, basta clicar no X.

    Removendo Conta E-mail

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