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Ações Corretivas

Objetivo

Permite analisar as causas e definir tratativas (plano de ação ou plano de risco). Podendo ter como origem a análise de um grupo de não conformidades/ocorrências (função: análise crítica) ou outros registros do sistema DOO como: atendimento ao cliente, indicadores, riscos/oportunidades.

Funcionalidades

Para acessar a tela das ações corretivas, clicar no módulo de não conformidades (seta para baixo) > Ação corretiva.

Ações Corretivas

Criando os tipos de Ações Corretivas

Para cadastrar um tipo de ação corretiva, clicar no botão "Buscar no sistema" (ou teclar F2) e pesquisar por "Tipos de ações corretivas".

Tipos de Ações Corretivas

É possível ainda, na tela de cadastro de uma nova ação corretiva , no campo "Tipo de ação corretiva", cadastrar um novo tipo de ação corretiva ou editar um já existente.

Tipos de Ações Corretivas

Para criar um novo tipo, clicar no botão "Novo".

Tipos de Ações Corretivas

Campos para cadastro da ação corretiva:

Campos Descrição
Descrição Inserir uma descrição para o tipo de ação corretiva.
Origem Lista pré estabelecida pelo sistema da origem da ação corretiva.
Enviar e-mail de abertura da ação corretiva, quando tipo origem for cliente ou fornecedor. Possibilidade de enviar um e-mail na abertura da ação corretiva, quando for inserido um cliente ou fornecedor no campo "Cliente/Fornecedor".

Após preencher os campos, basta clicar em "Salvar" para que o tipo fique salvo e disponível.

Cadastrando uma Nova Ação Corretiva

Para registrar uma nova ação corretiva, clicar no botão "Novo".

Cadastrando uma nova Ação corretiva

  • Aba Dados Gerais
  • Após clicar em "Novo", o sistema abrirá a tela para que o usuário possa dar início ao cadastro dos dados.

    Cadastrando uma nova Ação corretiva - Aba Dados Gerais

  • Aba Interessados
  • A aba "Interessados", permite adicionar usuários que receberão notificações na abertura e conclusão da ação corretiva.

    Cadastrando uma nova Ação corretiva - Aba Interessados

    Após cadastrados os dados inicias, o usuário tem a possibilidade de clicar em "Salvar", onde o registro ficará com status "Rascunho" ou "iniciar ação corretiva".

    Se iniciada, a ação corretiva ficará com o status aguardando análise.

    Cadastrando uma nova Ação corretiva

    Aviso

    A ação corretiva (função: análise crítica) permite agrupar os registros de não conformidades e ocorrências, que estão no status "aguardando conclusão" ou "concluídas" e que não tiveram uma análise de causa.

    Para que seja possível agrupar mais de uma não conformidade e ocorrência em uma ação corretiva, as não conformidades e ocorrências devem ser do mesmo tipo.

    Executando a Ação Corretiva

    Clicando sobre a ação corretiva, o usuário poderá iniciar a análise de causa, clicando no botão "Iniciar análise de causa".

    Após descrever as causas na ação corretiva, o usuário poderá registar um plano de ação clicando no botão "Definir ações" opção "Iniciar plano de ação" ou registrar um plano de risco, clicando na opção "Iniciar plano de risco".

    Observação

    O processo de análise de causa está descrito com maiores detalhes em Análise de causa desse manual.

    Ação corretiva - Análise de Causa

    Concluindo a Ação Corretiva

    Após o a análise de causa, abertura do plano de ação ou plano de risco, para concluir a ação corretiva, basta clicar "Concluir".

    Ação corretiva - Concluindo a Ação Corretiva

    Observação

    Para concluir a ação corretiva é necessário que os registros vinculados (plano de ação ou plano de risco) estejam concluídos.

    Botão "Mais opções"

    Na listagem das ações corretivas, o sistema disponibiliza o botão "Mais opções", com algumas funções.

    Botão Mais Opções

    Função Descrição
    Notas e anexos Permite incluir ao registro da não conformidade/ ocorrência uma nota ou um arquivo anexo.
    Cancelar Permite cancelar o registro da ação corretiva.

    OBS: O registro não pode ser cancelado após o status “Concluído”.
    Consultar Permite consultar o registro da ação corretiva.
    Imprimir Permite imprimir o espelho do registro da ação corretiva.
    Enviar e-mail Permite enviar um e-mail na abertura e conclusão da ação corretiva, quando for inserido na ação corretiva um cliente ou fornecedor no campo Cliente/Fornecedor, e que possua a opção de envio de e-mail selecionado no tipo de ação corretiva.
    Reabrir Permite reabrir a ação corretiva que já foi concluída.

    A ação corretiva será reaberta no status "Aguardando conclusão".
    Alterar dados Permite alterar algumas informações como Fornecedor, Processo/ Setor, Descrição e Data na tela de cadastro da ação corretiva.

    Obs: Não permitido para registros com status "Concluído".
    Histórico Permite visualizar o histórico da ação corretiva selecionada.

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