Ir para o conteúdo

Link Externo

Objetivo

Permite que um usuário externo ao DOO (fornecedor), defina e registre as tratativas (etapas "Análise de causa" e "Plano de Ação") para uma não conformidade.

Funcionalidades

Para utilizar o link externo, é necessário realizar a configuração dos dados iniciais padrão, utilizado para abertura do plano de ação pelo fornecedor.

Para realizar a configuração, acessar a Parametrização DOO > Plano de Ação.

Onde será definido qual o tipo de plano de ação padrão a ser utilizado, e qual será o responsável padrão pelo plano de ação e pelas ações, quando o usuário externo (fornecedor) criar o plano de ação e as ações pelo link externo.

Esse usuário padrão, será utilizado também no histórico da Não Conformidade e no Plano de Ação que for utilizado o link externo.

Aviso

É necessário que esse usuário padrão, tenha permissão no grupo para "criar" plano de ação.

Para habilitar a funcionalidade do link externo, acessar os tipos de não conformidades e habilitar a opção "Permite criação de link para solicitar resposta de um fornecedor".

Habilitar Link Externo

Aviso

A opção "Permite criação de link para solicitar resposta de um fornecedor", estará disponível apenas quando no tipo de não conformidade a origem for "Fornecedor".

Ao habilitar a opção "Permite criação de link para solicitar resposta de um fornecedor", ao registrar uma nova não conformidade, na etapa de "Analise de causa", o botão estará disponível. Onde o usuário pode escolher ou não, solicitar a resposta para o seu fornecedor.

Botão Solicitar Resposta

Observação

A opção "Solicitar resposta" estará disponível também no botão "Mais opções" > "Solicitar resposta".

Essa opção estará disponível apenas quando a não conformidade estiver nos status "Análise de causa" e "Aguardando resposta".

Botão Solicitar Resposta

Ao clicar no botão "Solicitar resposta", uma nova aba se abrirá, para que seja criado o link, onde o usuário externo irá responder a não conformidade.

Tela de Solicitar Resposta

Ao clicar no botão "Novo", o sistema irá abrir uma nova janela, para enviar um e-mail para o fornecedor (definido na abertura da não conformidade), com o link e a senha para acesso a não conformidade.

Tela de Solicitar Resposta

Nessa tela, é possível gerenciar os links externos gerados. Onde através do botão "Mais opções" é possível inativar o link.

Tela de Solicitar Resposta

Aviso

É possível ter apenas um link ativo.

No e-mail enviado pelo sistema, estará disponível o link e a senha para que o usuário externo (fornecedor), acesse a página para realizar a resposta da não conformidade.

E-mail Solicitar Resposta

Após solicitar a resposta, a não conformidade, estará na etapa/status "Aguardando resposta" até o fornecedor finalizar a resposta da não conformidade, onde passará para etapa/status "Verificação da eficácia".

Aguardando Resposta Terceiro

Dica

A medida que o usuário externo inicia e avança a resposta da não conformidade, é possível acompanhar pelo DOO.

Acompanhando pelo DOO

Ao acessar o link (enviado pelo DOO por e-mail), é necessário inserir a senha (informada no mesmo e-mail).

Acessando Link Externo

Ao entrar no link (Central fornecedor), é possível consultar os dados de abertura da não conformidade na aba "Abertura".

Na aba "Análise de causa", o sistema possibilita a escolha de 3 métodos para análise de causa: causa simples, Ishikawa e 5 porquês.

O usuário poderá optar por utilizar apenas um dos métodos, ou utilizar mais de um método simultaneamente.

Causa Simples

Ao selecionar o método "Causa simples", o sistema irá disponibilizar um campo texto, onde é possível descrever as causas da não conformidade.

Após definir as causas da não conformidade, clicar no botão "Salvar" e depois no botão "Criar plano de ação" para abertura do plano de ação.

Causa Simples Link Externo

Método Ishikawa

Ao registrar o método Ishikawa, basta clicar no ícone para adicionar as causas. É possível adicionar mais de uma causa no mesmo fator.

Para editar o dado cadastrado, clicar no ícone . O ícone é utilizado para apagar as causas selecionadas.

O sistema não obriga preencher todos os 6 M, podendo deixar alguns sem preencher.

O usuário deve selecionar a causa raiz clicando sobre o ícone . É necessário selecionar ao menos uma causa raiz, e é possível selecionar mais de uma causa raiz.

Após definir as causas da não conformidade, clicar no botão "Salvar" e depois no botão "Criar plano de ação" para abertura do plano de ação.

Método Ishikawa Link Externo

Método 5 Porquês

Da mesma forma que o método Ishikawa, aplicando o método dos 5 Porquês, poderão ser adicionados quantas causas forem necessárias através do ícone .

O usuário deve selecionar a causa raiz clicando sobre o ícone .

Para editar o dado cadastrado, clicar no ícone , o ícone é utilizado para apagar as causas selecionadas.

O sistema não obriga preencher todos os 5 porquês, podendo deixar com a quantidade que seja necessário.

Também é necessário selecionar ao menos uma causa raiz, e é possível selecionar mais de uma causa raiz.

Após definir as causas da não conformidade, clicar no botão "Salvar" e depois no botão "Criar plano de ação" para abertura do plano de ação.

Método 5 Porquês Link Externo

Plano de Ação

Após clicar no botão "Criar plano de ação", o sistema abrirá uma nova tela, onde é possível preencher/editar algumas informações do plano de ação, como: título, objetivo, causa raiz e data abertura (que é obrigatória).

Iniciando Plano de ação no Link Externo

Após clicar em salvar, a aba "Plano de Ação" ficará disponível. Nessa aba, é onde serão criadas e executada as ações pelo usuário externo (fornecedor).

Plano de ação no Link Externo

Na aba plano de ação, é possível verificar e alterar a data de abertura do plano de ação. Para alterar basta clicar e selecionar a nova data e clicar em "Alterar".

Alterar Data Abertura Plano de ação no Link Externo

O cadastro das ações, é feito pelo botão "Nova ação".

Para elaboração e definição dessas atividades, o sistema dispõe de dois métodos, o "Simples" ou o método "5W2H".

Após cadastrar a ação, definir as datas, clicar no botão "Salvar".

Criando Ações no Link Externo

Aviso

O método definido na primeira ação será aplicado para as demais ações cadastradas no mesmo plano, e não poderá ser alterado.

Após criar as ações, clicar no botão "Iniciar plano de ação" para iniciar o plano de ação.

Iniciando Plano de Ação no Link Externo

Observação

Antes de iniciar o plano de ação, é possível remover uma ação cadastrada, através do botão "Mais opções" > "Remover". Após iniciar o plano de ação será possível apenas cancelar uma ação.

Remover Ação Plano de Ação no Link Externo

Com o plano de ação iniciado, clicando no ícone ou no botão , o usuário será direcionado à tela de execução da ação. Após preencher o campo "O que foi feito" basta clicar em "Executar ação".

O usuário também poderá digitar informações parciais e clicar no botão "Salvar", nesse caso, a ação continuará aberta.

Ainda na tela onde executa as ações, é possível cadastrar novas ações.

Executando Ação no Link Externo

Botão "Mais Opções"

Selecionando uma ação e clicando no botão "Mais opções" é possível incluir notas e anexos, reabrir ações (para ações concluídas) e cancelar ações.

Botão Mais Opções na Ação no Link Externo

Campos Descrição
Notas e anexos Permite anexar uma nota ou um arquivo anexo.
Reabrir Possibilidade de reabrir uma ação que já foi executada.
Cancelar Permite cancelar a ação selecionada (ação continua na listagem das ações).

OBS: Não é possível cancelar ações já executadas.

Após executar todas as ações cadastradas no plano de ação, o sistema habilitará o botão .

Ao clicar no botão "Enviar para eficácia", o sistema irá abrir uma nova janela, onde o campo "Evidência" poderá ser preenchido, e será mostrado no histórico da não conformidade no DOO.

Após clicar no botão "Enviar", a resposta do usuário externo (fornecedor) estará finalizado. Ficando indisponível o link (link expirado).

Enviar eficácia no Link Externo

Após enviar para eficácia, o registro voltará para o DOO na etapa "Verificação da eficácia", onde deverá receber as novas tratativas.

Retorno Verificação da eficácia no DOO

Na etapa "Verificação da eficácia", é necessário registrar a eficácia do plano de ação, concluindo como Eficaz ou Ineficaz.

Ao registrar um plano de ação como ineficaz, o usuário terá a possibilidade de reanalisar as ações.

Escolhendo a opção "Reanalisar as causas da NC", é possível realizar uma nova análise de causa da não conformidade, e a não conformidade voltará para a etapa de "Análise de causa", gerando um novo ciclo. Nesse novo ciclo é possível solicitar a resposta novamente para o usuário externo (fornecedor).

Ao solicitar a resposta para o usuário externo (fornecedor) novamente, ao acessar o link externo, será possível também consultar o ciclo anterior.

Como o plano de ação já está criado (com um novo ciclo), basta criar as ações, executá-las e enviar para eficácia para finalizar a resposta do link externo.

Voltar ao topo