Ir para o conteúdo

Cadastrando um Atendimento ao Cliente

Objetivo

Através do cadastro de atendimento é possível registrar todas as tratativas envolvendo o atendimento ao cliente, como: dados de abertura, análise/solução e parecer de conclusão.

Funcionalidades

Acessando o módulo de atendimento ao cliente, e clicando no botão "Novo" o sistema direciona o usuário para a tela de cadastro do novo registro.

Registrando um Atendimento ao Cliente

  • Aba Dados Iniciais
  • Na aba "Dados iniciais" o usuário deverá cadastrar as primeiras informações do atendimento ao cliente.

    Registrando um Atendimento ao Cliente - Aba Dados Iniciais

    Campos para cadastro do atendimento ao cliente:

    Campos Descrição
    Tipo atendimento Selecionar o tipo de atendimento que será realizado.
    Cliente Selecionar o cliente para o atendimento.
    Contato Inserir nome do contato do cliente.
    Canal de comunicação Selecionar o canal de comunicação que o cliente entrou em contato.
    Responsável Responsável pelo prosseguimento do atendimento.
    Processo/Setor Processo ou setor do atendimento.
    Descrição do atendimento Descrever o atendimento.
    Telefone Possibilidade de inserir telefone do cliente.
    E-mail Possibilidade de inserir o e-mail do cliente. Caso esse campo esteja preenchido no cadastro do cliente, ele será preenchido automaticamente.
    Data/Hora do atendimento Data e hora do atendimento.
    Filial Por padrão, a filial já vem na que o usuário está logado.

    Após o preenchimento dos dados iniciais, acesse a aba "Produto/Serviço" para o preenchimento dos dados do item relatado no atendimento.

  • Aba Produto/Serviço
  • Na aba "Produto/Serviço" o usuário poderá cadastrar o produto ou serviço relatado no atendimento. Caso necessário, é possível informar o número da nota fiscal, as quantidades, o valor a ser indenizado ao cliente e uma observação.

    Registrando um Atendimento ao Cliente - Aba Produto/Serviço

    Aviso

    O campo valor indenizado é configurado no tipo de atendimento.

    Feito o cadastro do produto/ serviço, na aba "Complemento" é possível definir os interessados pelo atendimento e restringir permissões de acesso.

  • Aba Complemento
  • ✔️ Interessados:

    Através da aba "Interessados" é possível cadastrar usuários que receberão notificações na abertura e conclusão do atendimento.

    Registrando um Atendimento ao Cliente - Aba Complemento - Interessados

    ✔️ Permissões:

    O campo "Permissões" possui a possibilidade de restringir a visualização do atendimento para determinados grupos/ usuários.

    Caso a opção "Restringe permissão de visualização do registro na listagem" seja habilitada, somente os usuários ou grupos inclusos no campo e usuários adm, conseguirão visualizar o registro.

    Registrando um Atendimento ao Cliente - Aba Complemento - Permissões

    Aviso

    Caso a opção "Permissões" não seja configurada, o registro poderá ser visualizado por todos os usuários do sistema, que possuem permissão de visualizar o módulo Atendimento ao Cliente.

    Iniciar Atendimento

    Após cadastrar as informações referentes ao atendimento, o usuário pode dar início ao processo clicando no botão "Iniciar atendimento".

    Iniciado o atendimento, o usuário será questionado se deseja enviar um e-mail para o cliente, informando que há um registro de atendimento aberto referente a sua contestação. Caso não deseje enviar o e-mail, basta selecionar a opção "Cancelar".

    Após a janela de envio do e-mail ao cliente, o sistema encaminhará o atendimento para o usuário informado no campo "Responsável" na abertura do registro.

    Consultando o Atendimento ao Cliente

    Ao consultar o registro de atendimento ao cliente é possível relatar o produto/serviço vinculado ao atendimento, além de informar as despesas relacionadas.

    Para cadastrar despesas, basta exibir a aba "Despesas" e selecionar a opção "Nova despesa".

    No campo “Despesa” o usuário pode cadastrar despesas padrões, como por exemplo, deslocamento, almoço, frete e etc.

    Consultando o Processo

    Dica

    Os tipos de despesas também podem ser cadastrados através do botão "Buscar no sistema" (ou teclar F2) e pesquisar por "Despesas".

    Aviso

    O controle de despesa é habilitado no tipo de atendimento.

    Para iniciar a análise do atendimento basta clicar no botão "Enviar para análise".

    Registrando a Análise

    Após clicar no botão "Enviar para análise", o processo segue para a etapa de "Análise", onde o usuário deve avaliar se o atendimento é procedente ou improcedente (caso habilitado essa opção no tipo de atendimento).

    Caso haja mais de um produto cadastrado, é possível avaliar individualmente a procedência do atendimento de cada produto.

    Registrando a Análise - Procedente ou Improcedente

    Em seguida, há a possibilidade de registrar uma solução para o atendimento ou indicar uma análise parcial. Ao realizar a análise parcial, o registro continuará com o status "Em análise", enquanto não há uma solução definida.

    Dica

    O sistema permite o cadastro de mais de uma análise parcial, em momentos diferentes. Para isso, basta abrir novamente a opção "Análise parcial" e cadastrar uma nova informação.

    Registrando a Análise - Análise Parcial

    Na análise parcial, é possível incluir uma análise ao atendimento, e caso necessário, encaminhá-la para um usuário específico através da opção "Encaminhar", esse usuário será o novo responsável pelo atendimento.

    Registrando a Análise - Análise Parcial

    Após as análises cadastradas, o usuário poderá encaminhar o atendimento para conclusão através do botão "Registrar".

    Registrando a Análise - Registrar Análise

    Concluindo o Atendimento

    Na etapa "Aguardando conclusão", o usuário deverá informar o parecer final do atendimento. Esse parecer pode ser enviado ao cliente, marcando a opção "Enviar e-mail de encerramento com esta observação".

    Enviar e-mail de encerramento com esta observação

    Após concluir o atendimento, o sistema possibilita a abertura de uma ação corretiva para o registro em questão. Caso o usuário opte por essa opção, uma ação corretiva será aberta e vinculada à essa reclamação.

    Concluindo o Atendimento

    O processo de abertura do registro de ação corretiva, está descrito em Ações Corretivas

    Aviso

    A opção para registrar ação corretiva, é habilitado no tipo de atendimento.

    Para que seja possível cadastrar uma ação corretiva, é necessário ter o módulo Não Conformidades contratado.

    Reabrindo o Atendimento

    Através do botão "Mais opções", é possível reabrir um atendimento já concluído.

    Ao reabrir um atendimento, o status dele será alterado para "Reaberto". Após reaberto, o usuário poderá reanalisar o atendimento quanto a sua procedência e incluir novas análises ou uma nova solução.

    Dica

    No status "Reaberto" é possível alterar alguns dados de abertura do atendimento através do recurso "Alterar dados", disponível no botão "Mais opções".

    Reabrindo o Atendimento

    Vinculando Ação Corretiva

    O sistema permite agrupar os registros de atendimento concluídos, que possuem o mesmo "Tipo de atendimento" cadastrados, para gerar uma ação corretiva.

    Ao vincular os atendimentos, é possível iniciar uma ação corretiva ou vincular também a uma ação corretiva já criada, que esteja com o status rascunho.

    Após vinculadas, é possível visualizar a ação corretiva vinculada ao atendimento através do recurso "Histórico".

    Vinculando Ação Corretiva

    O processo de abertura do registro de ação corretiva, está descrito em Ações Corretivas

    Aviso

    A opção para registrar ação corretiva, é habilitado no tipo de atendimento.

    Para que seja possível cadastrar uma ação corretiva, é necessário ter o módulo Não Conformidades contratado.

    Botão "Mais Opções" na Tela Geral do Atendimento ao Cliente

    Na tela geral do atendimento ao cliente, o sistema permite algumas opções através do botão "Mais opções".

    Botão Mais Opções Atendimento ao Cliente

    Opção Descrição
    Notas e anexos Permite anexar ao registro do atendimento uma nota ou um arquivo anexo.
    Cancelar Permite cancelar o registro do atendimento.

    O atendimento não pode ser cancelado após o status "Concluído".
    Consultar Direciona o usuário para consulta do atendimento.
    Imprimir Permite imprimir o espelho do atendimento ao cliente.
    Enviar para análise Permite enviar o atendimento para análise.
    Reabrir Permite reabrir os atendimentos que se encontram no status "Concluído".
    Vincular ação corretiva Permite vincular ações corretivas ao atendimento.

    Obs: Não é possível vincular ações corretivas que já estejam em execução.
    Alterar dados Permite alterar algumas informações do atendimento como Cliente, Contato, Processo/Setor, Data/Hora do atendimento, E-mail, Descrição do atendimento, filial, Telefone e Canal de comunicação.

    Obs: Não permitido para registros com status "Concluído".
    Alterar permissões Permite restringir acesso para determinados grupos ou usuários.
    Histórico Permite visualizar o histórico de atividades do atendimento.

    Relatórios

    O sistema disponibiliza alguns relatórios para o módulo atendimento ao cliente.

    Eles ficam localizados na tela inicial do sistema, clicar em "Relatórios" e localizar o módulo de atendimento ao cliente.

    Voltar ao topo