Processo Seletivo
Objetivo
No módulo Gestão de Pessoas, é possível acompanhar todo o processo de contratação, desde a criação do banco de currículos, solicitação de contratação, processo seletivo até a admissão.
Funcionalidades
Ao acessar o módulo de gestão de pessoas, temos o fluxograma do processo seletivo.
Currículos
Para inserir um novo currículo ou editar um já cadastrado anteriormente na tela inicial do módulo, basta acessar a opção "Currículos".
O sistema permite realizar uma análise detalhada de todos os currículos cadastrados, através da "Consulta de currículos", localizado na tela inicial do módulo.
Onde o sistema permite a aplicação de diversos filtros que auxiliam na busca dos currículos cadastrados.Para o cadastro de um novo currículo basta clicar em "Novo".
✔️ Aba Dados Gerais
A aba "Dados gerais" é subdividida em 3 abas, onde podem ser cadastradas as informações pessoais, de contato, endereço e cargo de interesse.
✔️ Aba Formação/Conhecimentos Específicos
Na aba "Formação/Conhecimentos específicos", o sistema possibilita cadastrar em listas separadas a formação e os conhecimentos específicos, para isso basta clicar no botão "Novo".
✔️ Aba Experiência Profissional
Na aba "Experiência profissional" o sistema possibilita cadastrar as experiências profissionais do colaborador, para isso basta clicar no botão "Novo".
✔️ Aba Colaborador
A aba "Colaborador", será preenchida automaticamente, sempre que fizer a admissão através do processo seletivo, ou criando um perfil do colaborador (ao criar um perfil do colaborador é criado um registro de currículo automaticamente).
✔️ Abas Campos Específicos e Campos Livres
Na aba "Campos específicos" e "Campos livres", será apresentado os campos opcionais, cadastrados na opção campos específicos e campos livres.
✔️ Botão "Mais Opções" dos Currículos
Ao cadastrar um currículo, o sistema permite algumas opções através do botão "Mais opções".
Opção | Descrição |
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Notas e anexos | Permite anexar ao currículo uma nota ou um arquivo anexo. |
Consulta avançada | Direciona o usuário para consulta avançada do registro do currículo. |
Imprimir | Permite imprimir o espelho do currículo. |
Histórico | Permite visualizar o histórico do currículo. |
Solicitação de Contratação
Para solicitar a contratação de um novo colaborador, na tela inicial do módulo, basta acessar a opção "Solicitar contratação".
Para criar uma nova solicitação de contratação, clicar no botão "Novo".
✔️ Aba Dados gerais
Na aba dados gerais, é preenchido as informações iniciais da solicitação de contratação.
✔️ Aba Complemento
Na aba complemento, deverá ser preenchidas as informações como solicitante, setor, filial, solicitação e o responsável pela aprovação da solicitação de contratação.
Observação
O campo "Resp. aprovação" é obrigatório o preenchimento, desta forma a solicitação será encaminhada para análise pelo usuário indicado neste campo.
✔️ Aba Campos Específicos
Na aba "Campos específicos", será apresentado os campos opcionais, cadastrados na opção campos específicos.
Após salvo, o registro ficará disponível na lista geral de solicitações de contratação, para que o responsável possa aprovar ou reprovar a solicitação.
✔️ Aprovando ou Reprovando Solicitação de Contratação
Na lista geral de solicitações de contratação, selecionar a solicitação que deseja aprovar ou reprovar, clicar no botão "Mais opções" opção "Aprovar/ Reprovar", o sistema abrirá a tela com os dados informados na solicitação.
Ao aprovar a solicitação de contratação, o usuário responsável estará aprovando a contratação.Observação
Ao aprovar a solicitação, o sistema questiona se já deseja criar um novo processo seletivo, caso o usuário queira criar o processo seletivo, basta clicar em "Sim".
Caso opte por criar o processo seletivo posteriormente, basta selecionar a solicitação com status "Aprovado" clicar no botão "Mais opções" opção "Gerar proc. Seletivo". O processo será gerado em "Processo seletivo" com o status "Rascunho".Ao reprovar a solicitação, o registro ficará concluído com o status "Reprovado".
✔️ Botão "Mais Opções" da Solicitação de Contratação
Ao realizar uma solicitação de contratação, o sistema permite algumas opções através do botão "Mais opções".
Opção | Descrição |
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Notas e anexos | Permite anexar a solicitação de contratação uma nota ou um arquivo anexo. |
Cancelar | Permite cancelar a solicitação de contratação. Obs: A solicitação não pode ser cancelada após o status "Aprovado" ou "Reprovado". |
Copiar | Permite criar uma nova solicitação de contratação com as mesmas informações da solicitação copiada. Esses dados poderão ser alterados na tela de abertura do registro. |
Imprimir | Permite imprimir o espelho da solicitação de contratação. |
Aprova/Reprovar | Permite aprovar ou reprovar a solicitação de contratação. |
Alterar dados do processo | Permite alterar algumas informações de abertura da solicitação de contratação. |
Reabrir | Permite reabrir a solicitação de contratação, a solicitação voltará para o status "Aguardando análise". Obs: Se a solicitação que gerou processo seletivo, não poderá ser reaberta. |
Gerar proc. seletivo | Permite gerar um processo seletivo para a solicitação de contratação. |
Histórico | Permite visualizar o histórico da solicitação de contratação. |
Processo Seletivo
Para criar um processo seletivo para um determinado cargo , na tela inicial do módulo, basta acessar a opção "Processo seletivo".
Nesta lista podem ser encontrados também os processos gerados pela solicitação de contratação.
Para criar um novo processo seletivo, clicar no botão "Novo".✔️ Aba Dados do Processo
Na aba dados do processo, o usuário deve cadastrar as informações sobre o processo.
✔️ Aba Solicitação
Na aba solicitação, o usuário deve cadastrar o responsável que dará sequência ao processo seletivo, o processo setor e outras informações.
Após o cadastro das informações, é possível iniciar o processo seletivo clicando no botão "Iniciar processo" ou salvá-lo para que possa ser editado em outro momento.
✔️ Executando um Processo Seletivo
Ao clicar no botão "Iniciar processo", o sistema irá direcionar o usuário para a tela do processo seletivo, nesta tela basta clicar no botão "Iniciar recrutamento" para começar a selecionar os participantes com base nos currículos cadastrados no sistema.
✔️ Etapa Recrutamento
Na etapa de recrutamento, os currículos disponíveis devem ser inclusos no campo "Candidatos disponíveis".
Para isso, o usuário deve clicar no botão "Adicionar" e listar os currículos correspondentes a vaga. Na seleção dos currículos disponíveis, o usuário pode aplicar filtros, como, formação, cidade, cargo de interesse, entre outros. Após a seleção dos currículos, o usuário deve escolher quem deve passar para a lista de "Candidatos selecionados". Após selecionar os candidatos participantes das próximas etapas, basta clicar em "Concluir recrutamento".Observação
Nesta etapa estão sendo selecionados os participantes para as próximas etapas de entrevista e análise de aprovação.
✔️ Etapa Agendamento e Entrevista
Na etapa de agendamento e entrevista, o sistema possibilita agendar as entrevistas com cada participante.
Para isso basta selecionar o candidato e clicar no botão "Agendar". Uma nova tela será aberta pelo sistema, para que o responsável pelo processo possa consultar os dados para contato com o participante, informar o local, data e horário da entrevista. Estas informações serão enviadas ao participante por e-mail ao clicar no botão “Salvar”. Após a confirmação do participante, basta marcar a opção "Participante confirmado para entrevista".Observação
O campo "Participante confirmado para entrevista" e "Local" devem estar preenchidos para que a opção "Entrevistar" (próxima etapa) seja habilitada.
Após a confirmação do candidato para entrevista, o sistema permite entrevista-lo, clicando no botão "Entrevistar". Caso seja necessário alterar informações da entrevista, o sistema permite através do botão "Re-agendar".
Nesta nova tela, o usuário poderá encontrar os dados do currículo do participante clicando no link "Currículo completo", e também registrar as observações da entrevista.Após concluir todas as entrevistas é necessário concluir a etapa de entrevistas do processo seletivo.
✔️ Encerramento do Processo Seletivo
Esta é a última etapa do processo seletivo, os participantes que já passaram pelas etapas anteriores podem ser avaliados através do botão "Avaliar".
O usuário responsável, poderá marcar a opção "Aprovado", desta forma os participantes deste processo poderão ser encaminhados para admissão, ou marcar a opção "Reprovado", dessa forma os participantes serão desconsiderados.Para concluir o processo seletivo basta clicar na opção "Concluir processo".
Ao concluir o processo, o sistema perguntará se deseja gerar a admissão com os participantes do processo seletivo que foram aprovados. Clicando em "Sim", um registro de admissão e perfil do colaborador serão gerados para o candidato em questão. Caso clique e "Não", é possível gerar o registro posteriormente, através do botão "Mais opções" opção "Gerar admissões".✔️ Botão "Mais Opções" de um Processo Seletivo
Na consulta de um processo seletivo, o sistema permite algumas opções através do botão "Mais opções".
Opção | Descrição |
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Gerar admissões | Permite gerar a admissão dos participantes do processo seletivo que foram aprovados. |
Prorrogar | Permite prorrogar o processo seletivo. |
Cancelar | Permite cancelar o processo seletivo. |
Imprimir | Permite imprimir o espelho do processo seletivo. |
Histórico | Permite visualizar o histórico do processo seletivo. |
✔️ Botão "Mais Opções" da lista dos Processos Seletivos
Ao realizar um processo seletivo, o sistema permite algumas opções através do botão "Mais opções".
Opção | Descrição |
---|---|
Notas e anexos | Permite anexar ao processo seletivo uma nota ou um arquivo anexo. |
Imprimir | Permite imprimir o espelho do processo seletivo. |
Prorrogar | Permite prorrogar o processo seletivo. |
Cancelar | Permite cancelar o processo seletivo. | Histórico | Permite visualizar o histórico do processo seletivo. |
Admissão
Para registrar uma admissão , na tela inicial do módulo, basta acessar a opção "Admissão".
As admissões geradas a partir de um processo seletivo serão listadas nessa tela com o status "Rascunho".
Para gerar uma nova admissão, clicar no botão "Novo".✔️ Lançando uma Nova Admissão
Para lançar/ criar uma nova admissão, basta preencher os campos da aba "Dados iniciais".
✔️ Treinamentos Funcionais e Não Funcionais
Na aba "Treinamentos", estarão listados os treinamentos vinculados a descrição de cargo em questão.
Os funcionais são exigidos para o cargo e por este motivo são obrigatórios em uma nova admissão, já os não funcionais podem ser desconsiderados, bastando desmarcar o check ao lado esquerdo do código do treinamento. Na coluna "Mês previsto", o usuário pode escolher o mês em que será gerado o plano de treinamento para o colaborador. Ao lançar a admissão, o usuário será questionado se deseja gerar um plano de treinamento para o colaborador admitido, caso opte pela opção sim, este registro será localizado em Planejar treinamento.✔️ Lançando uma Admissão Pelo Processo Seletivo
Ao concluir o processo seletivo, o sistema pergunta se deseja gerar a admissão com os participantes do processo seletivo que foram aprovados. Clicando em "Sim", um registro de admissão no status "Rascunho" e perfil do colaborador serão gerados com o candidato em questão.
Para realizar a admissão, basta acessar o registro (que estará no status "Rascunho"), preencher as informações e clicar em "Lançar admissão".✔️ Alterando o Cargo e o Processo/Setor do Colaborador
O sistema permite, alterar o cargo e o processo/setor de um colaborador admitido.
Para isso, selecionar o colaborador, botão "Mais opções" opção "Alterar". O sistema abrirá uma nova janela, onde será possível alterar o cargo e/ou o processo/setor do colaborador.✔️ Lançando a Demissão do Colaborador
Para lançar uma demissão de um colaborador que está com o status "Admitido", acessar o botão "Mais opções" opção "Lançar demissão".
Observação
Ao lançar a demissão do colaborador, o perfil do colaborador demitido, será inativado automaticamente.
✔️ Botão "Mais Opções" da Admissão
Na consulta de uma admissão, o sistema permite algumas opções através do botão "Mais opções".
Opção | Descrição |
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Notas e anexos | Permite anexar a admissão uma nota ou um arquivo anexo. |
Cancelar | Permite cancelar a admissão que está no status "Rascunho". |
Imprimir | Permite imprimir o espelho da admissão. |
Currículo completo | Permite visualizar o currículo completo do colaborador. |
Lançar admissão | Permite lançar a admissão de um colaborador que está no status "Rascunho". |
Lançar demissão | Permite lançar a demissão de um colaborador. |
Gerar plano de treinamento (LNT) | Permite gerar um plano de treinamento. |
Alterar | Permite alterar alguns campos como cargo, processo/setor, filial, data de admissão/demissão, responsável e a observação do colaborador. |
Readmitir | Permite readmitir um colaborador que está com o status "Demitido". Ao readmitir, o perfil do colaborador readmitido, será reativado automaticamente. | Histórico | Permite visualizar o histórico da admissão. |
Relatórios
O sistema disponibiliza alguns relatórios para o módulo gestão de pessoas.
Eles ficam localizados na tela inicial do sistema, clicar em "Relatórios" e localizar o módulo de gestão de pessoas.