Avaliação
Objetivo
No módulo Gestão de Pessoas, é possível realizar as avaliações de desempenho dos colaboradores, tendo como critérios as atividades e/ou habilidades descritas para o cargo. A empresa poderá definir o método de avaliação: se por capacitação ou nota e parametrizar lembretes para que os responsáveis sejam notificados sobre o prazo da avaliação.
Funcionalidades
Ao acessar o módulo de gestão de pessoas, clicar em "Avaliação".
Configurando Método de Avaliação
As avaliações de desempenho podem ser através do método "nota" ou "capacitação".
Para alterar essa configuração basta acessar Parametrização > Gestão de pessoas.Cadastrando Tipos de Avaliação
Para cadastrar um tipo de avaliação, clicar no botão "Buscar no sistema" (ou teclar F2) e pesquisar por "Tipos de auditoria".
É possível ainda, na tela de cadastro de uma nova avaliação, no campo "Tipo de avaliação", cadastrar um novo tipo de avaliação ou editar um já existente.
Para criar um novo tipo, clicar no botão "Novo".
No cadastro de tipo de avaliação, o usuário poderá definir de que forma o colaborador poderá ser avaliado. Na opção "Avaliar", o sistema permite selecionar três opções:Opção | Descrição |
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Habilidades | O sistema vai carregar somente as informações das "Principais habilidades" descrita na descrição de cargo. |
Atividades | O sistema vai carregar somente as informações das "Atividades exercidas no cargo" descrita na descrição de cargo. |
Ambos | O sistema vai carregar para a avaliação do colaborador as "Atividades exercidas no cargo" e "Principais habilidades" descritas na descrição de cargo. |
Realizando Avaliação do Colaborador
Para realizar uma nova avaliação de desempenho, clicar no botão "Novo".
Aviso
O sistema listará as avaliações na qual o usuário em questão aparece como superior direto.
Usuários administradores conseguem ver todas as avaliações geradas no módulo.Aba Dados Iniciais
Na aba "Dados iniciais", o usuário terá que selecionar o tipo de avaliação que deseja aplicar, de acordo com o tipo selecionado, o sistema irá carregar os critérios na próxima aba "Avaliação", selecionar o responsável por realizar a avaliação, inserir o colaborador a ser avaliado e algumas outras informações.
Aviso
O usuário informado como responsável pela avaliação deverá estar no cenário de superior direto daquele cargo ou com a opção "permite avaliar todos os cargos" habilitada.

Aviso
Os usuários responsáveis por avaliações precisam ter na Central Useall em usuários, no campo "Empregado" o perfil de colaborador vinculado.
Aba Avaliação - Avaliação por Capacitação
Na aba "Avaliação" serão listados os requisitos de avaliação do colaborador, para iniciar a avaliação basta selecionar um requisito e clicar no botão "Avaliar".
O sistema apresentará uma nova tela para informar os dados da avaliação, depois basta selecionar uma das opções: "Capacitado", "Não capacitado" e "Não avaliado", o campo observação não é obrigatório. Ao avaliar todos os requisitos, clicar no botão "Concluir", e então o sistema gerará uma nova tela para cadastrar um parecer geral da avaliação. Nessa etapa é possível gerar um registro de Plano de ação ou Plano de treinamento, com base na avaliação do colaborador.Aba Avaliação - Avaliação por Nota
Caso a avaliação esteja parametrizada pelo método de nota, nesta tela será necessário informar a nota para cada atividade/ habilidade.
Para informar a nota e a observação de cada requisito, o usuário deve selecioná-lo e clicar no botão avaliar. Ao avaliar todos os requisitos, basta clicar no botão "Concluir", e então o sistema gerará uma nova tela para cadastrar um parecer geral da avaliação. Nessa etapa é possível gerar um registro de Plano de ação ou Plano de treinamento, com base na avaliação do colaborador.Para as avaliações com método nota, é possível cadastrar tipos de qualificação do colaborador.
Para cadastrar qualificações do colaborador, clicar no botão "Buscar no sistema"
Dica
Ao demitir um perfil de colaborador (ficará como inativo), as avaliações desse colaborador, ficarão ocultas pelo filtro "Ocultar avaliações de colaboradores demitidos". Ao desmarcar esse filtro, as avaliações dos colaboradores demitidos (inativos) serão exibidas.

Botão “Mais Opções” da Avaliação
Ao realizar uma avaliação, o sistema permite algumas opções através do botão "Mais opções".
Opção | Descrição |
---|---|
Notas e anexos | Permite anexar a avaliação uma nota ou um arquivo anexo. |
Cancelar | Permite cancelar a avaliação. |
Imprimir | Permite imprimir o espelho da avaliação. |
Concluir | Permite concluir a avaliação que está com status "Em execução". |
Gerar plano de ação | Permite gerar um plano de ação para a avaliação. |
Gerar plano de treinamento | Permite gerar um plano de treinamento para a avaliação. |
Histórico | Permite visualizar o histórico da avaliação. |
Lembretes Avaliação
É possível configurar lembretes para que o sistema notifique sobre o prazo da avaliação do colaborador.
Esses lembretes serão enviados para o(s) "Superior(es) direto". Caso não haja nenhum colaborador, admitido no cargo de "Superior direto", será enviado para o responsável pela admissão. Também podem ser encaminhados para aqueles usuários informados na parametrização do lembrete.Dica
Para saber o cargo superior direto, basta consultar a descrição de cargo do colaborador que será avaliado.
Para saber o(s) Superior(es) direto, basta acessar o perfil dos colaboradores e buscar pelo cargo superior direto. Lembrando que para receber os lembretes, o superior direto deve ter seu registro de admissão lançado e ser usuário do DOO. O envio dos lembretes terá como base os prazos das avaliações, que consideram: 👉Prazo para a 1ª avaliação: X dias após a data de admissão do colaborador (registro lançado no bloco "Admissão"); 👉 Prazos para a 2ª e próximas avaliações: considera como base de cálculo a última avaliação realizada e os dias parametrizados na descrição de cargo.Aviso
Para que essa funcionalidade funcione, é necessário habilitar a opção "Manutenção do cargo" na descrição de cargo e que tenha admissão no sistema.