Microsoft Excel®
Objetivo
O DOO possibilita a integração com o Microsoft Excel®, através de uma query em SQL.
Aviso
A disponibilização da query, seria um serviço comercializado pelo DOO, onde demandaria uma certa quantidade de horas para desenvolvimento.
Configurações
Configuração no DOO
Ao acessar o sistema DOO, entrar na "Central" ícone .
Na "Central", acessar "Parametrização" ícone .
Na tela de "Parametrização" > "Geral" acessar "Autenticação externa".
Na tela "Autenticação externa", clicar em "Novo" e preencher os campos.
Campos | Descrição |
---|---|
Nome | Inserir uma descrição. |
Empresa | Selecionar a empresa. |
Filial | Selecionar a filial. |
Usuário | Selecionar um usuário adm do DOO. |
Validade | Possibilidade de determinar uma data validade. |
Sistema | Selecionar o sistema DOO. |
Após clicar em "Salvar", clicar no botão "Mais opções" > "Chaves de segurança" para obter o "ClientID" e o "ClientSecret".
Aviso
É possível alterar o "ClientID" e o "ClientSecret" clicando no ícone . Ao atualizar, será necessário alterar as credenciais parametrizadas no Power BI®.
Configuração Microsoft Excel®
Com o Excel® aberto, na aba "Dados" (em versões anteriores do Excel, pode ser necessário ter que baixar o programa "Power Query" para Excel®, onde após realizar a instalação, a configuração é realizada na aba "Power Query"), clique em "Da Web".
Na tela que será aberta, deixar a opção "Básico" marcada, colar a URL disponibilizada, e em seguida, clicar em OK.
Aviso
A disponibilização da URL, seria um serviço comercializado pelo DOO, onde demandaria uma certa quantidade de horas para desenvolvimento.
Será aberta a tela "Acessar conteúdo da Web", no menu lateral, clicar em "Básico" e preencher as informações "Nome do usuário" e "Senha", com o "ClientId" e "ClientSecret" que foram disponibilizados, e em seguia, clicar em "Conectar".
Aguarde alguns instantes até que o Excel® se conecte e baixe os dados (este tempo pode variar de acordo com a quantidade de dados existentes).
Após baixar todos os dados, o Excel® exibirá o "Editor do Power Query", onde constarão todos os dados extraídos.